1957
 

Março
Do Tratado de Roma a mísseis norte-americanos no exército britânico


 

Eleições na Irlanda; vitória do Fianna Fail; de Valera formará novo governo no dia 20 (5 de Março). Abandona a coligação com o partido republicano de Sean MacBride.

Independência da Costa do Ouro. Passa a chamar-se Ghana e a ter Kwame NKrumah como chefe do governo (6 de Março). Em África surge assim a primeira independência negra, onde assume o poder Kwame Nkrumah e o Partido da Convenção do Povo, apenas derrubados por um golpe militar em 24 de Fevereiro de 1966, quando o presidente visitava Pequim. O novo Estado associa a colónia britânica da Costa do Ouro, desde 1874, o reino de Ashanti, integrado em 1898, e a maioria do antiga colónia alemã do Togo. Nkrumah (1909-), que se licenciou nos Estados Unidos, foi um dos organizadores dp V Congresso Pan-Africano de Outubro de 1945, tendo fundado o partido em Junho de 1949, vencendo sucessivas eleições para a Assembleia Legislativa da colónia, desde 1951, e tornando-se chefe do governo logo em 01 de Abril de 1952. Já em 01 de Julho de 1960 transforma o país numa república e assume o título de Osagyefo, o Redentor, enquanto se tornava o campeão da unidade africana, em nome de uma ideologia que havia delineado, o consciencismo.

Forças da ONU substituem as de Israel no Sinai e faixa de Gaza (8 de Março)

Greve dos operários da construção naval no Reino Unido; durará três semanas (16 de Março)

Rei Saud da Arábia Saudita delega importantes poderes no irmão, o futuro rei Faysal (23 de Março)

Britânicos libertam Makarios que tinham preso nas Scheycheles, mas impedem-nos de regressar a Chipre (26 de Março)

Assinado o Tratado de Roma que institui a CEE -Mercado Comum - e a CEEA -Euratom; as assinaturas são de Pineau e Maurice Faure, pela França; Adenauer e Hallstein, pela RFA; Segni e Martino, pela Itália; Luns, pela Holanda; Spaak, pela Bélgica e Bech, pelo Luxemburgo (25 de Março)

URSS faz severas críticas ao projecto de Tratado (16 de Março)

Reunião entre MacMillan e Eisenhower nas Bermudas; EUA passam a equipar o exército britânico com mísseis (21-24 de Março)

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: