1966
 

Março
França sai do aparelho militar da NATO

 

 

Eleições na Áustria, com maioria absoluta para os populares (6 de Março). O chanceler Josef Klaus mantém a chefia de um governo

Indonésia: sobe ao poder Suharto (12 de Março). O presidente Sukarno, na Indonésia, dá plenos poderes a Suharto, dando-se nova ascensão dos autores do golpe de 30 de Setembro de 1965

Angola: Jonas Savimbi funda a UNITA (15 Março)

Vários monges budistas imolam-se pelo fogo no Vietname do Sul (15 de Março)

Governo de coligação entre sociais-cristãos e liberais na Bélgica, sob a chefia de Paul Vanden Boeynants (19 de Março)

URSS: apelo de intelectuais soviéticos, liderados por Sakharov, ao PCUS, no sentido de uma maior desestalinização ( Março) XXIII Congresso do PCUS adopta o VII Plano Quinquenal; confirmada a liderança de Brejnev ; restabelecido o Politburo do PCUS que em 1952 havia sido substituído por um Praesidium (29 de Março).

Alain Poher eleito presidente do Parlamento Europeu (6 de Março)

De Gaulle informa por escrito o presidente norte-americano sobre a anunciada retirada francesa da organização militar da NATO (7 de Março)

 

A frente ultramarina – Jonas Savimbi , dissidente da UPA, funda, no interior de Angola, a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), o terceiro movimento de libertação que envereda pela luta armada no território (15 de Março). O ponto de partida do movimento dá-se em 11 de Dezembro de 1965, em Brazzaville, com o lançamento do manifesto Amangola. Em 25 de Dezembro de 1966 já ataca de surpresa a vila Teixeira de Sousa no Leste de Angola. Incidentes em Macau (15 de Novembro), a chamada revolta do Um, dois, três que atinge o seu clímax em 3 de Dezembro. Conselho de Segurança da ONU determina o bloqueio ao Porto da Beira, depois de nele ter entrado o petroleiro Joanna V com combustível para a Rodésia (9 de Abril). Discurso de Veiga Simão nas comemorações oficiais do Dia de Portugal: a Pátria honrai que a Pátria vos contempla (10 de Junho). Reabertura da Colónia Penal do Tarrafal (24 de Setembro).

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: