1969
 

Junho
Os comunistas fraccionados

 

 

URSS: terceira Conferência dos partidos comunistas em Moscovo; 75 presentes, 2 ausentes e 7 opõem-se ao texto final anti-maoísta (5 a 17 de Junho)

Vietname do Sul: FLN constitui um governo provisório (10 de Junho)

Nova Guiné Ocidental integra-se na Indonésia (16 de Junho)

França: Georges Pompidou eleito Presidente, com 44,6%.; outros candidatos são Alain Poher, 23,3%, Jacques Duclos, 21,27%, Gaston Deferre, 5,01%, Michel Rocard, 3,61%(15 de Junho) Novo governo francês com Chaban-Delmas, até Julho de 1972 (21 de Junho)

Eleições gerais na Irlanda; viitória do Fianna Fail (18 de Junho)

EUA: Nixon anuncia a primeira retirada de soldados norte-americanos do Vietname, depois de um encontro com Van Thieu em Honolulu. Anunciada a vietnamização da guerra (8 de Junho)

Greve aos exames – Em 2 de Junho1969 começa uma greve a exames, apenas desmobilizada em Setembro. Cerca de meia centena de líderes estudantis são compulsivamente integrados no serviço militar e a própria população da cidade olha com simpatia para o fenómeno de revolta. Mesmo a chegada do novo ministro da educação, o coimbrão Veiga Simão, que escolhe um reitor afecto à esquerda, Gouveia Monteiro, dito representante da Universidade junto do governo, não acalma o processo, apenas formalmente encerrado quando, em 11 de Abril1970, numa patética cerimónia, uma comissão de estudantes, presidida pelo mesmo Alberto Martins, com Barros Moura, Celso Cruzeiro e Osvaldo e Castro, se desloca a Lisboa para pedir compreensão e benevolência ao venerando Chefe de Estado, na presença do ministro da justiça, Mário Júlio de Almeida Costa, com discursos do Reitor, numa manobra de apaziguamento, onde intervieram professores como Teixeira Ribeiro, Sebastião Cruz e Paulo Quintela. Tomás, em discurso, concede formalmente a benevolência: a minha dificuldade reside somente na impossibilidade de compreensão para o que não é possível compreender. Os estudantes serão amnistiados e perdoados. Sebastião Cruz há-de ser um dos professores saneados pelo PREC, sem contar com a benevolência de colegas e dos líderes estudantis de esquerda que apoiara.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

Voltar início

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: